terça-feira, 14 de junho de 2011

Superman: Earth One




Olá. Sim, sim. Essa graphic novel é de 2010, mas eu quis começar com alguma coisa. Principalmente quando é pra falar mal, que é mais gostoso.
Li recentemente Superman: earth one e só pude constatar o que já sabia: continuo não gostando nem um pouco de J. M. "Stragacoisas". Earth One é um selo novo da DC pra reformular seu universo, da mesma forma que a Marvel outrora fez ao criar o Ultiverso. Entretanto, esse selo sairia apenas como graphic novels, encadernados especiais para os leitores.
Só que, a meu ver, eles começaram errado, muito errado. Superman: Earth one não empolga, seja em seu argumento, seja em sua arte.
Primeiro vamos falar do argumento. O maior pecado, a meu ver, foi mudar a história de Krypton, quanto a sua destruição. Guerras alienígenas são comuns nos quadrinhos, nos cinemas, mas o vilão não convence, muito menos os seus motivos. Se mobilizar a ir até a Terra para matar o último kriptoniano com toda a parafernália que ele levou...não convence. Pior é ser derrotado pelo último kryptoniano com toda a parafernália quando todo o exército de Krypton não o fez. Bom, você pode argumentar que ele é o Superman. E eu te diria: não, ele não é. Ele é um rapaz deslocado, que não sabe de onde veio (sim, ele não sabe nem que seu pai é Jor-El) e que coloca uma roupa cujo simbolismo ele não faz ideia ainda. Ou seja, no máximo ele é um superboy.

Shane Davis é o lápis por trás da arte. E de cara eu vos digo: regular. Há uma cena onde eles recriam a famosa capa da action comics 1 apenas para homenageá-la, mas o cabelinho de Clark Kent não dá. Fora que sem o uniforme ele é um rapaz aparentemente magro e, com o uniforme, parece o Schwarznegger. Acho que a DC começou muito mal a Earth one e agora não dá pra reformulá-la...talvez dê pra fazer a Earth two e salvar alguma coisa!

Argumento: J. M. Straczynski
Arte: Shane Davis

Nota: 3

Nenhum comentário:

Postar um comentário